segunda-feira, agosto 28, 2006

Sistema solar



Eight Planets and New Solar System Designations
Credit: International Astronomical Union
Explanation: How many planets are in the Solar System? This popular question now has a new formal answer according the International Astronomical Union (IAU): eight. Last week, the IAU voted on a new definition for planet and Pluto did not make the cut. Rather, Pluto was re-classified as a dwarf planet and is considered as a prototype for a new category of trans-Neptunian objects. The eight planets now recognized by the IAU are: Mercury, Venus, Earth, Mars, Jupiter, Saturn, Uranus, and Neptune. Solar System objects now classified as dwarf planets are: Ceres, Pluto, and the currently unnamed 2003 UB313. Planets, by the new IAU definition, must be in orbit around the sun, be nearly spherical, and must have cleared the neighborhood around their orbits. The demotion of Pluto to dwarf planet status is a source of continuing dissent and controversy in the astronomical community.

1 comentário:

Anónimo disse...

Pessoalmente, concordo com esta decisão. No entanto, Plutão é um nome engraçado e cheio de significado mitológico. E soava bem no fim da lista...

Esse é o fim da novela que mobilizou a comunidade astronômica mundial, quando começou a 26ª assembléia geral da União Astronômica Internacional (UAI), em Praga, na República Checa. A primeira proposta, feita no dia 16 por um comitê de especialistas, não passou. A idéia de que Plutão continuasse planeta e outros engrossassem a lista, como Caronte, Ceres e Xena (ou 2003 UB313), não teve o voto da maioria dos participantes da reunião.

A questĂŁo principal nĂŁo foi a massa de PlutĂŁo, menor que, por exemplo, da Lua terrestre, mas a sua Ăłrbita. Para ser considerado planeta, PlutĂŁo precisaria ser o objeto dominante em sua Ăłrbita, mas essa se encontra com a de Neptuno, que Ă© mais de 20 vezes maior.

A decisão dos mais de 2 mil membros da UAI reunidos em Praga, anunciada nesta quinta-feira (24/8), estabelece três categorias principais de objetos no Sistema Solar: planetas (de Mercúrio a Neptuno), planetas anões (objetos esféricos que não sejam dominantes em suas órbitas e nem satélites) e corpos pequenos (qualquer outro objeto que orbite o Sol).

“Plutão está morto. Há finalmente, e oficialmente, oito planetas no Sistema Solar”, disse o norte-americano Mike Brown, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em entrevista coletiva. “E teremos centenas de planetas anões.” Um deles o Xena, descoberto por ele em 2005 e que ajudou a aumentar a dúvida e a polêmica sobre o que exatamente é um planeta.

Brown, que pela nova definição disse adeus às chances de ter a honra de descobrir um planeta, elogiou a decisão. “O público não ficará entusiasmado pelo fato de que Plutão foi chutado para fora [da relação dos oito planetas], mas é a coisa certa a fazer”, disse.

Descoberto em 1930 pelo norte-americano Clyde Tombaugh (1906-1997), no Observatório Lowell, no Arizona, Plutão foi logo em seguida considerado um planeta. Observações feitas inicialmente consideraram que seria muito maior do que seu tamanho real. Estudos conduzidos desde então e, especialmente, descobertas feitas na última década de objetos transneptunianos com características similares levaram muitos cientistas a concluir que Plutão jamais deveria ser chamado de planeta.

Em janeiro deste ano, a Nasa, a agência espacial norte-americana, lançou a sonda New Horizons, com destino a Plutão. A expectativa é que a nave chegue em 2015 ao destino, então apenas um planeta anão.