Não sejas o depositário de um nome
-Não sejas o guardião dos teus projectos
Não tomes nada ao teu encargo.
Não sejas detentor da sabedoria.
- Realiza-te no ilimitado.
Caminha por carreiros sem rasto
-Aceita inteiramente o dom do Céu,
sem presumires de tê-lo obtido.
- Sê tu mesmo o vazio: isso é tudo e basta.
O Homem supremo usa o coração como um espelho:
- nada lança, nada acolhe.
- reflecte sem com nada ficar.
Por isso conquista os seres
-sem sofrer dano algum.
-o imperador do Mar do Sul chamava-se Repente.
O imperador do Mar do Norte chamava-se Fúria.
- e o imperador do Centro chamava-se Caos.
- Repente e Fúria reuniam-se às vezes no reino de Caos.
Este tratava-os com tanta bondade
-que Repente e Fúria decidiram recompensá-lo
e disseram:-"Todos os homens têm sete ofícios
para ver, escutar, comer e respirar.
- Só ele não tem nenhum.
Vamos fazer-lhes nós mesmos!”
- Abriram-lhe um orifício cada dia:
- porém ao sétimo, Caos morreu.
Zhuang Zi
1 comentário:
Zhuang Zi foi um dos representantes da facção taoĂsta depois de Liao Zi durante o PerĂodo dos Reinos Combatente.
Zhuang Zi que se chamava tambĂ©m Zhuang Zhou era funcionário do baixo escalĂŁo no Reino Song, no sĂ©culo 4 a.C. Zhuang era muito inteligente e desde pequeno visitou vários paĂses no Sul do continente para conhecer as belas paisagens e relĂquias histĂłricas. O homem simples amava a natureza, desrespeitava os ritos, menosprezava os reis e os soberanos. O rei do Reino Chu convidava Zhuang Zi atravĂ©s de presentes carĂssimos e grandes quantias para que ele assumisse o cargo de primeiro-ministro. Ele rejeitou o convite e abandoou seu cargo pĂşblico para viver da manufatura de sapatos de palha. Difundiu o TaoĂsmo e escreveu o livro “Zhuang Zi” com mais de 100 mil caracteres chineses.
O livro “Zhuang Zi” preservado atĂ© hoje contĂ©m 33 artigos, divididos em duas partes. Os artigos de alguns capĂtulos foram escritos pelo prĂłprio Zhuang Zi e os outros capĂtulos foram escritos provavelmente por seus discĂpulos e outros eruditos.
Os artigos “Qiwulun”, “Turismo” e “O Grande mestre” demonstram a filosofia do autor.
Herdando a filosofia e pensamento TaoĂsta de Lao Zi, Zhuang Zi criou sua prĂłpria filosofia, pensamento e estilo literário Ele considerava o “dao” como uma coisa realista, afirmando que ele dá origem Ă todas as coisas do cosmo e defendia o regresso da vida humana Ă s suas origens. Achava que a “caridade, o certo ou o nĂŁo certo” sĂŁo castigos impostos aos seres humanos. Criticava a “caridade” e a “administração legal” dos dominantes. Criticava rituais, a justiça, o poder e as forças existentes na sociedade, dizendo que “quando os sagrados continuam vivos, os roubos nunca irĂŁo acabar”. Ele amava a natureza afirmando “O CĂ©u e a Terra convivem comigo e as coisas reĂşnem-se comigo”. Procurava a liberdade espiritual absoluta, por isso desprezava a riqueza e o poder e nunca quis ser funcionário. O pensamento de Zhuang Zi exerceu uma grande influencia sobre a evolução de pensamento de muitas pessoas.
No perĂodo de Wei e jun, sĂ©culo 3 a sĂ©culo 5, o livro “Zhuang Zi” foi considerado muito importante junto com os livros “Zhou Yi” e “Lao Zi”, ocupando importante posição na histĂłria literária chinesa. Na Dinastia Tang (619-90), Zhuang Zi foi considerado oficialmente uma obra clássica do TaoĂsmo.
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