Visão de Judas da grande casa
Judas disse: “Mestre,
da maneira como escutaste a todos,
escuta-me, agora, a mim, pois tive
uma grande visão (horoma)”, Jesus,
ao ouvi-lo, riu-se e
disse-lhe: “Por que te esforças (gymnazein)
tanto, tu, espírito décimo terceiro?
Fala, pois, que eu te escuto”,
E disse Judas:”Vi-me a mim próprio na visão
em que os doze discípulos
me apedrejavam....
...”Fui para outra geração grande
e santa”. E disseram-lhe
os seus discípulos:
“Senhor, qual é a geração grande
e santa que nos supera
e que não está neste éon?”. Então,
Jesus quando escutou isto,
riu-se e disse-lhes:”Por que pensais no vosso
coração sobre a geração
poderosa e santa? Em verdade vos digo
que ninguém deste éon
verá aquela [geração]...
Conversa com os discípulos
Eis que um dia na Judeia
se dirigia aos seus discípulos
e encontrou-os sentados
e reunidos praticando (gymnazô)
a piedade. Quando
se encontrou com os seus discípulos
reunidos e sentados celebrando
a eucaristia (eucharistia) sobre o pão, ele riu-se.
Então, os discípulos disseram-lhe:
“Mestre, por que te ris da
eucaristia? O que fazemos
está bem”. Ele respondeu-lhes,
dizendo: “Não me rio de vós.
Mas vós não fazeis isto
por vossa vontade, mas sim porque
nisto o vosso Deus é louvado”.
Evangelho de Judas
Tradução de Luís Filipe Sarmento
Revisão científica e tradução de António de Macedo
Ésquilo
1 comentário:
O Evangelho de Judas Ă© um evangelho apĂłcrifo, atribuĂdo a autores gnĂłsticos nos meados do sĂ©culo II, composto de 26 páginas de papiro escrito em copta dialectal que revela as relações de Judas com Jesus Cristo sob uma outra perspectiva: Judas nĂŁo teria traĂdo Jesus, e sim, atendido a um pedido deste ao denunciá-lo aos romanos.
Desaparecido por quase 1700 anos, a Ăşnica cĂłpia conhecida do documento foi publicada em 6 de abril de 2006 pela revista National Geographic. O manuscrito, autentificado como datando do sĂ©culo III ou IV, Ă© uma cĂłpia de uma versĂŁo mais antiga redigida em grego. Contrariamente Ă versĂŁo dos quatro Evangelhos oficiais, este texto clama que Judas era o discĂpulo mais fiel a Jesus, e aquele que mais compreendia os seus ensinamentos. O seu conteĂşdo consiste basicamente em ensinamentos de Jesus para Judas, apresentando informações sobre uma estrutura hierárquica de seres angelicais e uma outra versĂŁo para a criação do universo.
A Descoberta
O documento, com bordas em couro, foi descoberto nos anos 1970 no deserto egĂpcio, perto de El Minya. Ele circulou em seguida entre os comerciantes de antigĂĽidades para se encontrar primeiro na Europa e depois nos Estados Unidos, onde permaneceu em um cofre de um banco em Long Island (Nova York) durante 16 anos, antes de ser comprado em 2000 pela antiquária grega Frieda Nussberger-Tchacos.
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A Restauração e Tradução
Inquieta com a deterioração do manuscrito, Frieda confiou-o Ă fundação suĂça Maecenas em fevereiro de 2001, a fim de preservá-lo e traduzi-lo. ApĂłs a restauração do documento, o trabalho de análise e tradução foi confiado a uma equipe de coptĂłlogos dirigida pelo professor Rodolphe Kasser, especialista em manuscritos da Universidade de Genebra. Kasser disse jamais ter visto um manuscrito em um estado tĂŁo ruim: páginas faltavam, o topo das páginas, onde ficavam os nĂşmeros, estava rasgado, e havia quase mil fragmentos de papiro. Para reconstituir, segundo ele, o "quebra-cabeças mais complexo jamais criado pela histĂłria", o professor Kasser foi auxiliado pela restauradora de papiros Florence Darbre e pelo especialista em copta dialectal Gregor Wurst, da Universidade de Augsburg (Alemanha). O documento, chamado "Codex de Tchacos", será devolvido ao Egito e conservado no museu copta do Cairo.
Mario Jean Roberty, director da Fundação Maecenas com sede na Basiléia, garante que com os resultados dos testes realizados no documento pode-se afirmar, sem dar margem a dúvidas, que o texto foi transcrito entre o século III e o século IV.
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Tu sacrificarás o homem que me revestiu
O Beijo de Judas por Giotto di Bondone. Segundo o Evangelho de Judas o beijo não foi uma traição.
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O Beijo de Judas por Giotto di Bondone. Segundo o Evangelho de Judas o beijo não foi uma traição.
O trecho-chave do documento Ă© atribuĂdo a Jesus, dizendo a Judas: "Tu vais ultrapassar todos. Tu sacrificarás o homem que me revestiu". Segundo o pensamento gnĂłstico, esta frase significaria que com a deleção Judas estaria contribuindo para que Jesus Cristo pudesse libertar o seu espĂrito, livrando-se de seu invĂłlucro carnal, o corpo.
"Essa descoberta espectacular de um texto antigo, nĂŁo-bĂblico, considerada por alguns especialistas como um dos mais importantes jamais descobertos nos Ăşltimos 60 anos, estende nosso conhecimento da histĂłria e das diferentes opiniões teolĂłgicas do inĂcio da era cristĂŁ", esclarece Terry Garcia, um dos responsáveis da revista estado-unidense National Geographic. Presume-se que o original, provavelmente escrito em grego, seja datado do inĂcio do sĂ©culo II.
A existência do Evangelho de Judas havia sido atestada pelo primeiro bispo de Lyon, São Irineu, que o denunciou em um texto contra as heresias na metade do século II. O bispo teria explicado neste documento que, segundo a sua opinião, nos tempos dos Apostolos aconteceram diversas tentativas de se expalhar o erro e pertubar a união dos cristãos, e que alguns faziam-se passar por convertidos, exclusivamente para dissiminar doutrinas contrárias a da Fé Apóstolica.
Irineu tambĂ©m comentou a existĂŞncia de uma seita gnĂłstica chamada de Cainitas, cuja crenca era baseada no princĂpio que o mundo material Ă© imperfeito, tendo sido criado nĂŁo por um Deus Supremo e sim por uma inteligĂŞncia criadora inferior a este. AlĂ©m de Irineu, Epifânio, bispo de Salamina, tambĂ©m argumentou sobre a existĂŞncia desse manuscrito no ano de 375 dc.
Elaine Pagels, professora de ReligiĂŁo na Universidade de Princeton e uma das grandes especialistas mundiais sobre os Evangelhos gnĂłsticos, considera que "a descoberta surpreendente do Evangelho de Judas, bem como daqueles de Maria Madalena e de diversos outros documentos dissimulados durante quase 2000 anos, modifica nossa compreensĂŁo dos primĂłrdios do cristianismo. Essas descobertas erradicam o mito de uma religiĂŁo monolĂtica e mostram o quanto o movimento cristĂŁo era realmente diversificado e fascinante no seu inĂcio".
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