sexta-feira, janeiro 11, 2008

Pedro Tamen


Pedro Tamen vence primeiro Prémio Literário Inês de Castro

A primeira edição do Prémio Literário Inês de Castro foi atribuída a Pedro Tamen pela obra «Analogia e Dedos», revelou hoje à agência Lusa Aníbal Pinto de Castro, presidente da fundação que instituiu o galardão.

O prémio, criado pela Fundação Inês e Castro (FIC), foi atribuído este ano pela primeira vez, sendo entregue a Pedro Tamen no sábado, numa cerimónia presidida pela ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima.

O júri que escolheu Pedro Tamen integrava, além de Aníbal Pinto de Castro, José Carlos Seabra Pereira, Mário Cláudio, Fernando Guimarães e Frederico Lourenço.

Segundo o presidente da FIC, catedrático jubilado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, a Fundação Inês de Castro atribuiu também o Tributo de Consagração a Urbano Tavares Rodrigues, pelo conjunto da sua obra.

No final do ano passado, Pedro Tamen arrebatou, com a mesma obra, o Prémio de Poesia Luís Miguel Nava, relativo a livros publicados em 2006.

O poeta e tradutor nasceu em Lisboa em 1934. Entre as suas obras contam-se «O Sangue, a Água e o Vinho», «Escrito de Memória» e «Dentro de Momentos».

Com o valor de 5000 euros, o Prémio Literário Inês de Castro pretende distinguir uma obra sobre a temática do mito inesiano, «podendo abranger temas tão abrangentes como a paixão, a vingança, a tragédia, a razão de Estado ou outros aspectos da representação histórico-cultural portuguesa».

A Fundação Inês de Castro celebra sábado o seu terceiro aniversário com diversos eventos ligados aos temas inesianos, com a participação de várias figuras das artes e da política portuguesa.

Além da entrega dos prémios, está prevista uma visita ao jardim medieval e à mata da Quinta das Lágrimas.

Serão também anunciadas as novas iniciativas promovidas pela FIC no sentido de favorecer a investigação e divulgação da história, da cultura e da arte relacionadas com temas inesianos.

Criar um «site» na Internet com informação de carácter bibliográfico e cultural sobre o tema de Inês de Castro e dotar de um espaço próprio o museu instalado numa das galerias do hotel são algumas das actividades previstas.

Segundo Aníbal Pinto de Castro, além de um concurso de fotografia sobre Inês de Castro e Coimbra e de iniciativas culturais no jardim medieval e na mata, está igualmente previsto um projecto de ateliers para crianças e adolescentes, destinado a fomentar o gosto pelas artes entre os mais novos.

A FIC foi fundada em Janeiro de 2005 por ocasião das comemorações dos 650 anos da morte de Inês de Castro.

Diário Digital / Lusa

10-01-2008 13:48:00

Sem comentários: